Executivos em Forma

.

Executivo de Bike - Saúde, chefe, meuresumo resumo de livros de negócios, administradores, gerentes, gestores, getabstract

.

Ser um executivo nunca foi uma tarefa fácil, precisa de muito trabalho e, agora, também de muito exercício. Novas pesquisas sugerem que estar acima do peso pode reduzir a a eficiência desses profissionais.

O fisiologista de exercícios do programa de condicionamento físico para executivos no Center for Creative Leadership  (CCL), ONG americana dedicada à preparação de profissionais para cargos de liderança, afirma:

“Como as demandas para liderança podem ser extenuantes, o aspecto físico é tão importante quanto todo o resto”.

O professor de liderança Barry Posner da Faculdade de Administração Leavey de Santa Clara, diz que executivos que estão acima do peso, possuem um Índice de Massa Corporal (IMC) acima do padrão são considerados eficientes devido ao efeito que a esse peso tem na saúde e vigor desse profissional. Ele ainda acrescenta que dentre as empresas que compõe a Fortune 500, nenhum CEO está acima do peso.

Segundo os estudos do CCL, executivos que estão em forma possuem um nível de concentração e de energia maior do que seus pares que estão acima do peso, além de terem melhor relacionamento com as pessoas.

A geração dos Baby Boomers, geração que nasceu no pós-guerra, sacrificava sua saúde e família pela empresa no qual trabalhava, porém essa atitude já não é tão bem vista quanto antes, cada vez mais os executivos estão buscando uma vida equilibrada.

Pode parecer contraditório, mas até mesmo as empresas ganham com isso. Esses profissionais não são apenas mais produtivos, criam uma cultura mais sustentável para a empresa, como eles tem menos problemas de saúde que prejudicam a empresa.

O caso do McDonald Corp. é emblemático nesse ponto, a empresa sofreu muito quando o seu atual presidente Jim Cantalupo, morreu em 2004 com um ataque do coração apenas 16 meses depois de assumir o cargo. E, para piorar, o seu sucessor Charlie Bell, morreu também sofrendo de cancer com menos de um ano depois. Durante esse período a empresa fica abalada, sem direção e investindo muito tempo e dinheiro para a contração de outro presidente.

Mesmo sendo difícil de determinar qual a perda de produtividade que esses executivos acima do peso tem, é uma tendência as empresas buscarem executivos que cuidam da melhor das suas saúdes. Segundo Posner, que prestou consultoria para a Dow Chemical sobre treinamento de líderes globais, as empresas estão buscando executivos com resistência física para melhor dirigir negócios mundiais e resolver problemas cada vez mais complexos.

.

E você? Está em forma? Se você quiser virar um executivo de sucesso, não descuide da sua saúde!

.

Fonte - http://online.wsj.com/article/SB10001424127887324624404578254272836829266.html

 

 

 

Cinema com Negócios – Relações Públicas

 

Cinema com Negócios - Relações Públicas: obrigado-por-fumar, bee, hancock, jarry miguire,o povo contra larry flynt, mera coincidência, no gael garcial - Meuresumo resumo de livros de negócios getabstract

 

Seguindo a nossa seleção de filmes que podem ajudar você em sua carreira e negócio, sugerimos abaixo filmes que abordam o tema: Relações Públicas.

Relações Públicas, ou RP, é a forma de uma instituição se comunicar com o mercado. A função de uma empresa de RP é criação e gestão da imagem e da comunicação corporativa perante os meios de comunicação. Sua atuação é extremamente importante em momentos de crises de imagem!

Escolhemos 7 filmes que abordam o tema, veja a relação:

 

People vs Larry Flynt - O POVO CONTRA LARRY FLYNT - MeuResumo resumo de livros de negócios getabstract
.
.
O Povo Contra Larry Flynt (People vs Larry Flynt – 1996)
.

Esse filme conta a história de Larry Flynt, considerado o papa da pornografia em seu tempo. O filme descreve sua batalha contra uma sociedade hipócrita e puritana. Ele foi o fundador da revista Hustler. 

 

.
.
.
.
.
Mera Coincidência - Wag the Dog - MeuResumo Resumo de Livros de Negócios
.
.
Mera Coincidência (Wag the Dog – 1997)
.

Duas semanas antes das eleições, o presidente americano, que concorre a reeleição, é envolvido num escândalo sexual. No meio dessa crise, o assessor do presidente contrata um cineasta para produzir material patriótico e desfocar a atenção da crise.

.
.
.
.
Bee Movie - Bee Movie, a História de uma Abelha - MeuResumo resumo de livros de negócios getabstract
.
.
Bee Movie – A História de uma Abelha ( Bee Movie  - 2007)
.

Apesar das abelhas trabalharem duro e produzirem todo mel, os ursos que levam toda a fama. Esse problema é fruto de uma má relação pública das abelhas, porém uma abelha decide se revoltar contra isso e posicionar as abelhas da forma que elas merecem. O roteiro do filme foi produzido pelo Jerry Seinfeld, autor da cômica série Seinfeld

.
.
.
.
.
.Em Busca da Felicidade - The Pursuit of Hapiness - MeuResumo resumo de livros de negócios getabstract
.
Obrigado por Fumar (Thanks for Smoking – 2005)

.

Já imaginou tendo que ser a pessoa responsável pelas relações públicas da indústria do tabaco? Esse é o papel de Nick Nailor, um excelente orador e estrategista. Excelente filme que mostra formas de argumentação e como se ganhar um debate. Nick Nailor ainda discute ideias interessantes com outros dois amigos que representam as indústrias da arma e do petróleo.

.

 

JERRY MAGUIRE - A GRANDE VIRADA - JERRY MAGUIRE - MeuResumo resumo de livros de negócios

 

.

Jerry Maguire – A Grande Virada (Jerry Maguire – 1996)

“Show me the money” tornou-se um bordão bem famoso! Jerry Maguire é um executivo de sucesso numa agência que cuida da carreira de atletas profissionais. No entanto, Jerry tem uma visão diferente de como tratar clientes. Acaba sendo demitido e precisa se reposicionar contando apenas com um grande e fiel cliente.

 

.

JHancock- Hancock - MeuResumo resumo de livros de negócios

 

Hancock (Hancock – 2008)

Hancock é um super-herói que tem um péssimo problema de comportamento e temperamento, o que leva as pessoas a terem uma imagem ruim dele. Porém ele encontra um publicitário que está diposto a mudar sua imagem.

 

.

 

No Gabriel Gael Garcia - MeuResumo resumo de livros de negócios

 

.No (No – 2012)

Durante a ditadura de Augusto Pinochet no Chile, surge uma pressão internacional contra sua ditadura.  Eles decidem fazer um referendo para votar se o mandato de Pinochet continua ou não. Esse referendo era para ter cartas marcadas. Porém os responsáveis pela campanha do “NÃO” contratam o jovem publicitário René (interpretado pelo Gael García) para desenvolver a campanha e se posicionar contrário a ditadura.

 

 

 

E você, já viu esses filmes? Tem algum outro filme que acha que deveria também estar nessa lista?

.

Cinema com Negócios – Motivação

MeuResumo - Forrest-Gump - Filmes negócios - resumo de livros de negócios getabstract Gattaca, Em busca da felicidade, o equilibrista, a vida é bela

 

Existem diversos filmes que podem ajudar a desenvolver sua carreira e sua empresa. Pensando nisso, a gente decidiu criar uma lista interessante sobre variados temas que misturam entretenimento e aprendizado.

O assunto escolhido para começar foi Motivação. Escolhemos 5 filmes bastante inspiradores e que abrangem o tema motivação. Essa lista não está em nenhuma ordem específica e, com certeza, não é exaustiva.

Veja os 5 filmes:

 

The man on Wire - O Equilibrista - MeuResumo resumo de livros de negócios getabstract
.
.
O Equilibrista (The Man on Wire – 2008)
.

Esse documentário conta a história Philippe Petit, um equilibrista ousado que decidiu cruzar as torres do World Trade Center num cabo de aço e sem equipamento de segurança. Porém esse desafio era ilegal e o filme conta como ele fez para executar essa façanha que foi considerado como o crime mais artístico do século.

.
.
.
.
.
.
Forrest Gump - Forrest Gump o Contador de Histórias - MeuResumo Resumo de Livros de Negócios
.
.
.
Forrest Gump: O Contador de Histórias (Forrest Gump – 1994)
.

Um clássico do cinema, Forrest Gump conta a história de um rapaz ingênuo e pouco inteligente, porém que conseguiu fazer vários feitos apesar das suas dificuldades. Um dos motivos para o seu sucesso é a sua determinação. Esse filme é bastante emocionante e com certeza vai te inspirar.

.
.
.
.
.
Life is Beautiful - A Vida é Bela - MeuResumo resumo de livros de negócios getabstract
.
.
A Vida é Bela ( Life is Beautiful  - 1997)
.

Roberto Benigni dirige e atua esse tocante filme que conta a história de um jovem pai judeu determinado a proteger seu filho dos horrores da guerra. Ele usa a imaginação e brincadeiras como forma de esconder tudo que estava acontecendo ao redor do seu filho. Boas lições de motivação podem ser extraídos desse excelente filme.

.
.
.
.
.
.
.Em Busca da Felicidade - The Pursuit of Hapiness - MeuResumo resumo de livros de negócios getabstract
.
À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happiness – 2006)

.

Outro emocionante filme, onde Will Smith interpreta Chris Gardner, um pai solteiro e desempregado que faz de tudo para cuidar do seu filho. Apesar de ser um rapaz incrivelmente inteligente, não consegue encontrar um oportunidade de trabalho e, por isso, está em sérias dificuldades financeiras.

 

 

 

Gattaca: Experiência Genética - Gattaca - MeuResumo resumo de livros de negócios

 

Gattaca: Experiência Genética (Gattaca – 1997)

.

Esse filme de ficção científica se passa num futuro onde as pessoas selecionam e segregam os filhos de acordo com o seu potencial genético. Nesse contexto, Vicent Freeman é um rapaz com uma genética inferior que sonha em viajar para o espaço, lugar apenas permitido para as pessoas com genética superior. Porém sua determinação é maior do que essa diferença genética e ele faz de tudo para conseguir alcançar o seu sonho.

 

 

 

E você, já viu esses filmes? Tem algum outro filme que acha que deveria também estar nessa lista?

.

As 400 melhores Universidades pela US News World

Ranking das 400 melhores universidade segundo o US News World - MIT, Harvard, Yale, Caltech, Oxford, Cambridge, Chicago

 

Acabou de sair o ranking das 400 melhores Universidades do mundo pela US News World. As universidades foram avaliadas segundo a metodologia do QS World University Rankings, que leva em conta 6 critérios, cada um com um peso diferente:

  • Reputação acadêmica – 40%
  • Reputação dos funcionários - 10%
  • Citação por faculdade – 20%
  • Proporção de alunos por acadêmicos - 20%
  • Proporção de alunos internacionais – 5%
  • Proporção de acadêmicos internacionais - 5%

 

E, segundo esses critérios, as TOP 10 Universidades foram:

  1. Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Estados Unidos
  2. Cambridge University – Reino Unido
  3. Harvard University – Estados Unidos
  4. University College of London (UCL) – Reino Unido
  5. Oxford University – Reino Unido
  6. Imperial College London – Reino Unido
  7. Yale University – Estados Unidos
  8. University of Chicago – Estados Unidos
  9. Princeton University  – Estados Unidos
  10. California Institute of Technology (Caltech) – Estados Unidos

Como esperado, as primeira posições foram dominadas pelas tradicionais Universidades americanas e inglesas. Já as brasileiras ficaram bem para trás, as duas melhores classificadas são:

  • USP em #139 no ranking
  • Unicamp em #228 no ranking

Infelizmente ainda temos um longo caminho para termos Universidades bem posicionadas entre as melhores do mundo.

 

Se quiser ver o ranking completo das 400 melhores Universidades, segue o link - http://www.usnews.com/education/worlds-best-universities-rankings/top-400-universities-in-the-world?page=10

Entrevista – TOP 3 livros de Edson Rigonatti

Edson Rigonatti - Sócio da Astella Investimentos - Investidor MeuResumo resumo de livros de negócios Endeavor getabstract

 

Como parte do processo de recomendar os melhores livros de negócios, entrevistamos pessoas referências na sua área de atuação. Buscamos saber quais os 3 livros que mais  influenciaram carreiras e vidas desses executivos.

Para começar essa nova secão do blog, resolvemos entrevistar uma referência na indústria de venture capital e startups do Brasil. Trata-se do investidor Edson Rigonatti, sócio do fundo Astella Investimentos que também foi conselheiro do MeuResumo durante um projeto acadêmico da Universidade de Stanford.

Descubra o que ele tem a dizer sobre educação no Brasil, empreendedorismo e hábitos de leitura. E claro, os 3 livros que mais o influenciaram.

Entrevista

MeuResumo – Sendo um investidor que gosta de investir no setor de educação, você deve acreditar que a educação é chave para o crescimento do Brasil, mas você tem visto progresso significativo nessa área? É um setor que tem inovado muito?

Edson Rigonatti – Temos presenciado um progresso significativo no setor no Brasil. A explosão do ensino universitário na última década deu o impulso necessário para o crescimento sustentável, e acreditamos que a educação corporativa irá ocupar um espaço significativo na próxima década. Se pensarmos em inovação não apenas do ponto de vista tecnológico, mas no seu aspecto de modelo de negócios, temos um setor educacional bastante criativo e promissor.

MeuResumo – E os empreendedores, você acha importante que eles tenham uma educação empreendedora, lendo livros como Lean Startup, Business Model Generation, The 4 Steps to Epiphany, Startups Owner’s Manual e Art of the Start para conhecer as principais metodologias ou acha que isso não ajuda muito?

Edson Rigonatti -Acreditamos que todos esses livros formam a base do empreendedor moderno. Eles formam. a base do nosso próprio modelo operacional, e incitamos todos empreendedores do nosso portfolio a se pautarem por eles.

MeuResumo – Voltando agora para o Edson, você possui uma rotina bastante atarefada, porém acredito que você precise ler bastante também, você tem uma rotina de leitura? Se sim, como ela funciona?

Edson Rigonatti – O conhecimento e a informação são elementos críticos da minha atividade. Dedico 2 horas do meu dia a leitura de 3 jornais, 40 blogs, 1 livro, relatórios de mercado, e diversas fontes adhoc de conhecimento como Quora, Slideshare, etc.

 

Os 3 livros de negócios que mais influenciaram o Edson Rigonatti foram:

Revolutionary Wealth: How it will be created and how it will change our lives - Riqueza Revolucionária por Alvin Toffler & Heidi Toffler - Meuresumo - Resumo de livros de negócios Edson Rigonatti Astella Investimentos investidor getabstract

Finding Flow: The Psychology of Engagement with Everyday Life - A Descoberta do Fluxo por Mihaly Csikszentmihalyi - Meuresumo - Resumo de livros de negócios Edson Rigonatti Astella Investimentos investidor getabstract

Competitive Advantage: Creating and Sustaining Superior Performance - Vantagem Competitiva por Michael Porter Meuresumo - Resumo de livros de negócios Edson Rigonatti Astella Investimentos investidor getabstract
.
.

E você já leu algum desses livros? Quais são os livros que mais influenciaram sua carreira?

.

Faça mais em menos tempo com o Pomodoro

Gestão de Tempo - Pomodoro MeuResumo Mais conhecimento em menos tempo resumo de livros de negócios getabstract

 

Você já teve problemas de passar o dia inteiro estudando ou trabalhando e perceber que esse tempo não rendeu? Já reparou que coisas como email, chat e Facebook tiram seu foco e o distraem fazendo com que seu dia não renda tanto quanto você gostaria?

Essa é uma situação extremamente comum nos dias de hoje onde temos um excesso de informação e estamos hiperconectados. Quando estamos concentrados e somos interrompidos, levamos algum tempo para conseguir retomar a linha de raciocínio e a concentração em que estávamos. Isso diminui drasticamente nossa produtividade

Então devemos ficar horas seguidas estudando ou trabalhando, certo? Também não. Estudos mostram que, depois de um certo tempo, nosso rendimento diminui por causa de uma fadiga mental que atrapalha nossa concentração.

Para solucionar esse problema, o italiano Francesco Cirillo propôs em 2006 uma nova e simplificada forma de fazer a gestão do tempo: a técnica do Pomodoro. Ela é chamada de Pomodoro, pois Francesco começou a utilizar um relógio de cozinha no formato de um tomate (pomodoro em italiano) que ficou sendo o símbolo dessa técnica.

Pomodoro - meuresumo resumo de livros de negócios, técnica de gestão de tempo getabstract

Ela consiste em você quebrar o seu tempo em pequenos blocos iguais de tempo (chamados pomodoros) nos quais você não deve ser interropindo e nem se distrair. Esses pomodoros de trabalho devem ser intercalados por pequenos intervalos de descanso. Após alguns pomodoros, os intervalos devem ser maiores.

 

Essa técnica tem diversos objetivos:

      • - Garantir que você não seja interrompido e não perca o foco do trabalho durante um pomodoro;
      • - Ajudar você a medir quanto tempo leva para executar cada tarefa;
      • - Ajudar você a quebrar tarefas grandes em pequenas tarefas que são mais facilmente executadas;
      • - Evitar a fadiga mental ao ficar longos períodos de tempo sem descansar, o que prejudica o desempenho;
      • - Contabilizar o real tempo trabalhado em pomodoros;

 

Por ser uma técnica relativamente simples, ela é fácilmente adotada e traz ganhos reais num curto espaço de tempo. Ficou interessado em testar essa técnica? Veja como funciona abaixo:

    1. Quebre o tempo em pomodoros
    2. Cada pomodoro deve ter uma duração de 20-35 minutos, sendo recomendado 30 minutos.
    3. Depois de cada pomodoro, deve-se ter uma pequena pausa de 3-5 minutos
    4. Depois de 4 pomodoros, uma pausa maior de 20-45 minutos
    5. Defina anteriormente quais as tarefas você quer fazer
    6. Estime quantos pomodoros cada tarefa leva para ser feita
    7. Comece a pomodorar
    8. Evite ser interrompido entre cada pomodoro, caso alguém te interrompa, peça para esperar a próxima pausa

Para começar a utilizar essa técnica,basta ter um alarme ou um dos muitos aplicativo para celular que fazem pomodoros.

Veja aqui aplicativo recomendado:  iOS e Android.

Esse é apenas um resumo da técnica, se você quiser saber mais sobre ela, leia o artigo que o Francesco publicou, onde ele fala não apenas de como aplicar o básico da técnica, mas também de como ir evoluindo na sua utilização até se tornar um mestre da gestão do tempo. Leia o artigo clicando aqui.

 

Os 25 Livros de Negócios mais Influentes da Time

 

Melhores-livros de negócios de todos os tempos pela Time - MeuResumo resumo getabstract

Você já se perguntou quais são os livros de negócios mais influentes de todos os tempo? Mesmo que você não tenha se perguntado, a revista TIme se perguntou isso e fez uma lista com os 25 livros mais influentes para você.

Todo mundo sabe que a revista Time é uma revista respeitadíssima e, por isso, deve-se prestar bem a atenção nessa lista. A lista possui diversos livros muito conhecidos e outros não tão conhecidos, porém todos são livros excelentes e muito respeitados. Segue a lista abaixo sem seguir uma ordem:


  • - Tempo de Mudanças do Charles Handy (Título original: The Age of Unreason - 1989)
  • - Feitas para Durar do Jim Collins e Jerry Porras (Título original: Built to Last: Successful Habits of Visionary Companies - 1994)
  • Competindo pelo Futuro do Gary Hamel e C.K. Prahalad (Título orginial: Competing for the Future - 1996)
  • Estratégia Competitiva do Michael Porter (Título original: Competitive Strategy: Techniques for Analyzing Industries and Competitors - 1980)
  • Inteligência Emocional do Daniel Goleman (Título original: Emotional Intelligence - 1995)
  • O Mito do Empreendedor do Michael E. Gerber (Título original: The E-Myth Revisited: Why Most Small Business Don’t Work and What to Do about It - 1985)
  • O Melhor de Peter Drucker (Título original: The Essential Drucker - 2001)
  • A Quinta Disciplina do Peter Senge (Título Original: The Fifth Discipline: The Art and Practice of the Learning Organization - 1990)
  • Quebre Todas as Regreas do Marcus Buckingham e Curt Coffman (Título original: First, Break All the Rules - 1999)
  • A Meta do Eliyahu Goldratt (Título original: The Goal - 1984)
  • Empresas Feitas para Vencer do Jim Collins (Título original: Good to Great: Why Some Companies Make the Leap … and Others Don’t - 2001)
  • Marketing de Guerrilha do Jay Conrad Levinson (Título original: Guerilla Marketing - 1984)
  • Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas do Dale Carnegie (Título original: How to Win Friends and Influence People - 1936)
  • O Lado Humano da Empresa do Douglas McGregor (Título original: The Human Side of Enterprise - 1960)
  • O Dilema da Inovação do Clayton Christensen (Título original: The Innovator’s Dilemma - 1997)
  • Liderando Mudança do John P. Kotter (Título original: Leading Change - 1996)
  • A Formação do Líder do Warren Bennis (Título original: On Becoming a Leader - 1989)
  • Saia da Crise do Edwards Deming (Título original: Out of the Crisis - 1982)
  • Meus Anos com a GM do Alfred P. Sloan Jr (Título original: My Years with General Motors - 1964)
  • O Gerente Minuto do Kenneth Blanchard e Spencer Johnson (Título original: The One Minute Manager - 1982)
  • Reengenharia – Revolucionando a Empresa do James Champy e Michael Hammer (Título Original: Reengineering the Corporation: A Manifesto for Business Revolution - 1993)
  • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes do Stephen R. Covey (Título original: The 7 Habits Of Highly Effective People - 1989)
  • Estratégia Seis Sigmas do Peter S. Pande, Robert P. Neuman e Roland R. Cavanagh (Título original: The Six Sigma Way: How GE, Motorola and other Top Companies are Honing Their Performance - 2000)
  • Sistema Toyota de Produção do Taiichi Ohno (Título original: Toyota Production System - 1988)
  • Quem Mexeu no Meu Queijo do Spencer Johnson (Título original: Who Moved My Cheese? - 1998)
Fonte:  http://www.time.com/time/specials/packages/completelist/0,29569,2086680,00.html #ixzz2NLH0EhCm

 

Quais desses livros você já leu? Pode ter certeza que vai valer a pena ler os outros.

Agora você deve estar se perguntando como você terá tempo para ler todos esses livros e os outros que você tem na sua lista, certo? É aí que o MeuResumo pode te ajudar a aproveitar melhor o seu tempo oferecendo resumo dos melhores livros de negócios (sim, temos alguns desse livros e ainda estamos trabalhando em mais alguns).

 

Quer ter mais conhecimento em menos tempo? Então assine já o MeuResumo.

 

Desarmando pessoas difíceis

Desarmando pessoas difíceis - Dicas de como lidar com clientes bravos

 

Você já teve problemas com pessoas difíceis de se lidar? Algum cliente grosso ou mesmo um colega que faz críticas durante sua apresentação? Todo mundo já passou por isso, é uma situação complicada de se lidar. Muitas vezes ficamos tristes e nos sentimos impotentes.

Para ajudar a superar essas situações, seguem três dicas fáceis e diretas para ajudar você com esse tipo de problema:

 

- Mudar a atenção. Foque nos seus sentimentos. Diga algo do tipo: “eu me sinto péssimo pois eu sei que essa reunião é crítica e eu realmente acredito na minha proposta.” Isso ajuda a manter a crítica externa dessa forma podendo responder pensando mais.

 

- Responder com uma observação sem julgamento. Atacar de volta só piora a situação. Uma declaração como a anterior desarma a pessoa ela vai parar de atacar.

 

- Faça uma pergunta inteligente. Por exemplo, se um cliente fica atendendo o celular durante sua apresentação você poderia dizer: “Eu sei que você é ocupado – existe algum motivo que eu não capturando sua atenção?”. Uma pergunta ajuda a fazer a outra pessoa perceber seu comportamento, dessa forma ela poderá mudá-lo.

 

Texto adaptado da Harvard Business Review: http://hbr.org/tip?date=021413&utm_campaign=Socialflow&utm_source=Socialflow&utm_medium=Tweet

 

O que NÃO fazer na hora do feedback

Feedback, resumo de livros de negócios, administração, estratégia, endeavor

O feedback é essencial para que os funcionários se desenvolvam e para que a empresa cresça. Sem ele, um pequeno problema pode virar uma bola de neve.

Porém dar um feedback é uma atividade que requer sutileza, pois estamos falando de pessoas com sentimentos, tanto quem dá o feedback quanto quem recebe. E pode gerar situações complicadas dentro de uma empresa caso não seja bem feito.

Dessa forma, a Endeavor convidou a consultora e especialista em gestão de pessoas Ana Bampi para listar 10 conselhos do que NÃO fazer durante uma sessão de feedback. Veja abaixo:

 

1. Não se esqueça de “quebrar o gelo”.Se você chama alguém para um “feedback”, mesmo que seja no contexto da avaliação anual de desempenho, os dois lados estarão tensos. Portanto, quebrar o gelo logo no início é fundamental para que ambas as partes se sintam mais confortáveis ao iniciar uma conversa séria.

2. Não coloque “lenha na fogueira”.Se o feedback for pontual e a situação for de estresse, tratar do tema quando os ânimos ainda estão alterados só piora as coisas. É importante encontrar o momento certo para falar, de forma a garantir boa vontade de ambas as partes, em escutar, conversar e entrar num consenso.

3. Não espere as coisas caírem no esquecimento.Ao mesmo tempo em que dar um feedback no calor da emoção pode tornar as coisas mais difíceis, demorar muito para tratar do tema pode fazê-lo perder o sentido. O timing é fundamental!

4. Não tire conclusões baseadas em achismos.O feedback tem de ser pautado no comportamento observado (fatos e dados). Caso você não tenha visto ou presenciado uma determinada situação, então não pode falar sobre ela. É importante que fique muito claro para quem recebe o feedback em qual contexto determinado comportamento gerou qual consequência (negativa ou positiva).

5. Não exponha o seu interlocutor.Nada de dar o exemplo na frente de outros funcionários, expondo sua opinião em meio a outros colegas de trabalho. O feedback não deve ter plateia, a menos que seja para fazer um reconhecimento público de um bom trabalho!

6. Não deixe de se colocar no lugar do outro.A melhor forma de você ponderar sua análise é pensar como a outra pessoa pode estar encarando-a. Não se esqueça de que sempre há os dois lados da moeda. As palavras também podem criar armadilhas e situações delicadas. Cuidado ao pronunciar “nunca”, “sempre”, “pontos fracos”, “descuidado”, “descomprometido”.

7. Não elogie demais, nem critique demais.Para ser construtivo, o feedback não pode ser “puxão de orelha” nem tampouco “jogar confete”. Equilibre sua análise ressaltando os pontos fortes e os pontos a serem desenvolvidos. Para facilitar, crie um roteiro para saber o que e como pontuar.

8. Não esteja presente pela metade.Seu posicionamento é fundamental para que o feedback seja bem recebido. Por isso, é preciso estabelecer um diálogo realmente ativo. Estar com a cabeça em uma coisa, mas falando de outra, vai torná-lo subjetivo e ineficaz. Reserve um tempo para o feedback e esteja inteiro!

9. Não olhe só para o passado, sinalize o futuro.Avaliar os comportamentos passados e reconhecer erros e acertos é parte do processo de aprendizado, mas de nada vai adiantar se esta reflexão não vier junto com alguma orientação. Tão importante quanto olhar para o passado é projetar o futuro, sinalizando o que pode e deve ser feito para melhorar.

10. Não seja um líder distante, construa confiança.Manter uma relação próxima e natural com as pessoas com quem trabalha é fundamental para um diálogo produtivo. Não adianta forçar uma aproximação exclusivamente nessas horas. Abertura requer confiança. Confiança se constrói ao longo do tempo e, na hora do feedback, ela faz toda a diferença!


Top 10 MBAs com Especialidade em TI

Pessoas de Negócios precisam buscar BI com forte especialidade em TI (Tecnologia da Informação) para ajudar na estratégia das empresas

 

O departamento de Tecnologia da Informação (TI) sempre foi um local estranho onde coisas que as pessoas não entendiam direito acontecia.

Porém, cada vez mais a TI é estratégica para as empresas e até mesmo os executivos e pessoas de negócio estão precisando entender como ela funciona.

Não, eles não precisam saber como funcionam os bits e bytes, entretanto precisam entender num nível mais estratégico, pois todas as empresas atualmente precisam utilizar a tecnologia para conseguirem aumentar a eficiência e eficácia de suas atividades.

Dessa forma, existem MBAs que tem focado em oferecer uma base de TI mais forte, a Bloomberg Businessweek fez um ranking dos 10 melhores MBAs com foco em TI baseado numa pesquisa para o relatório  2012 Best B-Schools ranking, segue abaixo o nome da escola de negócios e a nota que recebeu:

 

Top 10 MBAs com especialidade em TI

1. Carnegie Mellon (Tepper) 5.70
2. MIT (Sloan) 5.23
3. Stanford 5.11
4. IE Business School 5.10
5. Cornell (Johnson) 4.97
6. Georgia Tech (Scheller) 4.96
7. Boston University 4.89
8. UC Berkeley (Haas) 4.79
9. NYU (Stern) 4.70
10. Pennsylvania (Wharton) 4.67

 

Nesses últimos anos, tanto os executivos precisam aprender mais de TI, como os programadores estão precisando saber mais de negócios. Porém eles não tem muito tempo para se dedicar ao estudo de negócios, já que não é foco deles, sendo assim o MeuResumo pode ajudá-los ao selecionar os melhores livros e entregá-los resumido num formato digital e  numa linguagem fácil e direta.

Ficou interessado, conheça os nosso planos, clique aqui.